Governo do Distrito Federal
12/05/22 às 17h11 - Atualizado em 12/05/22 às 17h19

Setor de Capacitação Social

CURSOS TÉCNICOS CAPACITAM VENDEDORES AMBULANTES E POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA PARA O MERCADO DE EVENTOS

 

A Secretaria de Trabalho, em parceria com a instituição No Setor, lança o programa Setor de Capacitação Social, que é uma plataforma de profissionalização voltada para pessoas em vulnerabilidade econômica e social do centro de Brasília, cujo objetivo é qualificar e reinserir essas pessoas no mercado de trabalho da economia produtiva, promovendo assim geração de renda com enfoque territorial. Os cursos são presenciais e personalizados para dois grupos; vendedores ambulantes e à população em situação de rua, que vive no Setor Comercial Sul e região central de Brasília.

 

A ementa da qualificação aos vendedores ambulantes foca no estímulo ao empreendedorismo voltado a pequenos negócios, como atendimento ao cliente, finanças para o pequeno negócio, modelo de negócio, comunicação social e marketing digital, e desenvolvimento de produtos. Com isso, o profissional amplia sua capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para o seu negócio e para a sociedade.

 

Já para a população em situação de rua, a profissionalização proporciona, além do trabalho e renda em si, a inclusão social, a redução da pobreza, o combate à discriminação e a diminuição da vulnerabilidade dessas populações. Para esse público, serão oferecidos cursos de cenografia, sistemas de sonorização, montagem e operação de eventos, limpeza e conservação de espaços culturais, e assistente de produção. Essa linha de aprendizado foi criada tendo como base ações anteriores do No Setor com a oferta de vagas de trabalho em eventos e festas, como no carnaval de 2020, em que 30 pessoas foram chamadas a ocupar as vagas relativas aos cursos que agora serão oferecidos.

Governo do Distrito Federal