Governo do Distrito Federal
9/11/22 às 15h18 - Atualizado em 9/11/22 às 17h08

PráticaDF

PráticaDF

Cursos profissionais oferecem vivência prática em ambientes de trabalho

 

A Secretaria de Trabalho abre inscrições para o programa de qualificação profissional “Prática/DF”, que oferece um modelo diferenciado de qualificação profissional, dividindo o processo em três etapas. A primeira ocorre de forma virtual, disponibilizando aulas on-line para os participantes do curso. A segunda acontece presencialmente, focando na qualificação profissional dos alunos. A terceira etapa visa inserir os estudantes diretamente no ambiente de trabalho, com vivência de experiência profissional na prática, preparando-os para o mercado.

 

São 510 vagas disponibilizadas para cursos variados, englobando áreas como comunicação e marketing, confeitaria e assistência ao cliente. As inscrições vão de 8 a 14 de novembro e devem ser feitas no site da Secretaria de Trabalho www.trabalho.df.gov.br

 

Serão exigidos os seguintes requisitos para participação no Projeto:

 

I – Ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país, que declare estar em situação de vulnerabilidade econômica e social e que necessitem de desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho do Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE;

 

II – Ter entre 16 (dezesseis) anos a 60 (sessenta) anos. No caso de inscrição de jovens de 16 e 17 anos, será obrigatório o preenchimento do formulário de autorização pelos pais ou responsáveis legais do menor.

 

III – Possuir Ensino Fundamental I completo (5º Ano completo);

 

IV – Ser beneficiário do seguro desemprego, desempregado ou trabalhador informal; trabalhadores empregados em ocupações afetadas por processos de modernização tecnológica e outras formas de reestruturação produtiva; beneficiários de políticas de inclusão social e de políticas de integração e desenvolvimento regional e local; internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas; trabalhadores resgatados de regime de trabalho forçado ou reduzido à condição análoga à de escravo; familiares de egressos do trabalho infantil; trabalhadores de setores considerados estratégicos da economia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da geração de trabalho, emprego e renda; trabalhadores cooperativados, em condição associativa ou autogestionada e empreendedores individuais; trabalhadores rurais; pescadores artesanais; aprendizes; estagiários; pessoas com deficiências.

 

V – Ser residente, preferencialmente, nas Regiões Administrativas de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Taguatinga, Samambaia, Santa Maria, Riacho Fundo II e Itapoã.

 

Preferencialmente, serão beneficiários das ações de qualificação social e profissional, os trabalhadores que tenham cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE).
Para mais informações, acesse o site www.trabalho.df.gov.br.

 

 

Governo do Distrito Federal