Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/17 às 19h52 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

CAMPUS PARTY Brasília

COMPARTILHAR

COLETIVA DE IMPRENSA E ABERTURA

14 DE JUNHO DE 2017 – 9H30 – AUDITÓRIO BURITI – CENTRO DE CONVENÇÕES ULYSSES GUIMARÃES EIXO MONUMENTAL 

9h30 – CHEGADA DAS AUTORIDADES

Auditório Buriti no Centro de Convenções

 

FALA DAS AUTORIDADES:

Cada autoridade terá até 3 minutos de fala

10h: início oficial da coletiva

· Fernanda/Virta abre a coletiva e apresenta Francesco Farruggia (presidente do Instituto Campus Party)

· Francesco fala e apresenta Tonico Novaes (diretor-geral da Campus Party Brasil)

· Francesco chama para fala de acordo com a ordem abaixo (seguindo protocolo oficial informado pelo Cerimonial):

· 1° Representante da Ford, Rogelio Golfarb, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. (Fala e Senta)

· 2° Gerente de Vendas Regional Latam e Caribe da Stackpath, Ricardo Rodrigues (Fala e Senta)

· 3° Diretor Técnico Operacional da Telebras, Jarbas Valente (Fala e Senta)

4º Diretor do Departamento de Ecossistemas Digitais do Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações, Otávio Viegas Caixeta (Fala e Senta)

· 5° Secretário Adjunto do Trabalho, da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Thiago Jarjour (Fala e Senta)

· 6º Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal – Deputado Distrital Joe Valle (Fala e Senta)

· 7° Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (Fala e Senta)

10h45: Fernanda/Virta agradece e abre para as perguntas dos jornalistas. Tempo para perguntas entre 30 e 50 minutos

11h30: fim da coletiva 

TOUR DAS AUTORIDADES E IMPRENSA

Ao final das perguntas, todos saem do auditório acompanhando Tonico Novaes e Francesco que guiarão pelos espaços do evento. Acompanham o tour, as autoridades, que desejarem e a imprensa. Tempo estimado: 50 Minutos. 

ABERTURA DA ARENA

Ao final do tour, o governador e demais autoridades acompanham o corte da fita para abertura do evento, momento onde os Campuseiros entram pela primeira vez na arena.  

ABERTURA DO EVENTO

14 DE JUNHO DE 2017

19H – AUDITÓRIO BURITI – CENTRO DE CONVENÇÕES ULYSSES GUIMARÃES EIXO MONUMENTAL

PALCO PRINCIPAL

 

FALA DAS AUTORIDADES

Cada autoridade terá até 2 minutos de fala, para dar boas vindas aos campuseiros 

Ascom da Sedestmidh – 33483500

Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos 

 

Programação Campus 

14/6 

Cerimônia de Abertura

Palco Principal

8:00 PM – 8:45 PM

A primeira edição da Campus Party Brasília irá apresentar conteúdos de Países Inteligentes que vão transformar os principais setores econômicos do planeta nas próximas décadas, causando uma verdadeira revolução como jamais antes o mundo conheceu. Feel the Future e venha para a CPBSB

 

Um mundo sem trabalho

Palco Principal

9:00 PM – 9:45 PM

Paco Ragageles apresentará o projeto para a criação de uma fundação mundial que vai cuidar do principal desafio planetário: a chegada dos robôs aos postos de trabalho dos humanos. Nas próximas décadas, os robôs irão substituir os humanos em todos os empregos, devemos chegar ao ponto de que apenas as máquinas irão trabalhar. O planeta deve se preparar para este desafio e a fundação Feel The Future irá tentar sensibilizar a todos, propondo novos modelos para uma sociedade sem trabalho.

Game Play: Jacaré Banguela x Totoro

Palco Principal

10:00 PM – 10:45 PM

De um lado, Jacaré Banguela e do outro, Totoro. Um duelo onde as armas são os consoles, quem vence?


15/6 

Projeto Code Muzik

Campus Drops

10:00 AM – 8:00 PM

Alexandre Rangel apresenta seu projeto de pesquisa de Doutorado em Artes (UnB) sobre criação audiovisual (música experimental e projeção de vídeo) com programação de software livre. Projeto CODE MUZIK detalhado em http://www.quasecinema.org.

 

Usando materias descartados em soluções tecnológicas

Campus Drops

10:00 AM – 8:00 PM

O Projeto INSTITUTO CAXINGUELÊ é um projeto que busca transformar a sociedade através dá conscientização e educação tecnológica para conseguir preservar o meio ambiente contra a contaminação presente no lixo eletrônico, fazemos isso de forma sem fins lucrativos mas buscando ter nossa autosustentabilidade, somos uma Startup Social pois queremos receber todos tipo de lixo eletrônico, replicar nossa ideia é processos pelo mundo, e é uma necessidade em todo lugar do mundo… Trabalhamos com recebimento, Reciclagem e reaproveitamento de lixo eletrônico e fazemos atividades educativas em Telecentros e eventos de Tecnologia. Em nosso processo recebemos o lixo, na reciclagem separamos o que dá para aproveitar que tem possibilidade de uso ainda para nossas atividades educacionais como robótica, arte, prática de alunos de cursos técnicos em informática, revitalização de Telecentros(estamos revitalizando todos os telecentros de nossa cidade) e projetos elétricos e de automação….

Buscamos usar software e hardwares livre e aberto e ir além da Reciclagem gerar e compartilhar o conhecimento (METARECICLAGEM), buscamos somar forças para ter engajamento dá Comunidade nas ações e cultivar a Cultura do fazedores(MAKER).
Realizamos diversas ações que tenha relação com lixo eletrônico, preservação do meio ambiente e educação auto-didata.

 

Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília

Campus Drops

10:00 AM – 8:00 PM

A Zenit Aerospace é a empresa júnior de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília, instituição sem fins lucrativos que atua nas três principais vertentes do curso: Aeronautica, Espaço e Astronomia. O objetivo central é prover aos estudantes seu primeiro contato com o universo profissional da Engenharia Aeroespacial através do desenvolvimento de projetos para o mercado e provocar ainda o surgimento da cultura e interesse sobre o setor na sociedade brasileira. 

A empresa trabalha com manufatura de espelhos para telescópios newtonianos, serviços com drones (filmagem e aula de pilotagem), análise de mercado do setor aeroespacial e consultoria aeroespacial em geral. Além disso, existe um projeto no ramo educacional chamado Escola Espacial, no qual são desenvolvidos trabalhos, como palestras e workshops, com alunos de ensino fundamental e médio relacionados as áreas aeronáuticas e espaciais.

 

Entenda o aplicativo que controle gastos públicos

Campus Drops

10:00 AM – 8:00 PM

Nesse espaço, os participantes poderão ver de perto o funcionamento das ferramentas da Operação Serenata de Amor, o projeto que desenvolveu um robô para fazer controle de gastos públicos dos deputados federais. Quem for conferir pode até checar as despesas do seu parlamentar escolhido.

CAMPUS FÓRUM Como as Cidades Inteligentes e Humanas podem mudar as perspectivas do século XXI

Stand MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

10:00 AM – 11:30 AM

Para onde caminha a economia global? O que são as indústrias 4.0 e as Cidades 2.0?

Qual o paradigma do século XXI? Como será o trabalho de agora em diante? Por que o caminho está nas cidades? Como o big data; vai transformar o mundo que conhecemos? O que podemos tirar da abundância da natureza, para repensar nosso modo de vida? Como preparar nossos jovens para o novo mundo? Esta mesa introdutória trará uma visão global das transformações que estão em curso no mundo, apresentando o conceito de cidades inteligentes e humanas e ferramentas para a sua implementação.

 

Ethical Hacking

Workshop Ciência e Inovação

10:30 AM – 11:45 AM

Entenda como utilizar as técnicas de Ethical Hacking e como ampliar a capacidade de fazer testes de penetração com este workshop!

 

CAMPUSEIRO CURADOR Inovação no setor público

Palco Inovação

10:30 AM – 11:15 AM

Discussão sobre as transformações por que tem passado a gestão pública no Brasil e no mundo, os cenários e tendências para os próximos anos, e principalmente das oportunidades de interação e atuação conjunta surgidas a partir do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação.


CAMPUSEIRO CURADOR Quem quer ser um marciano?

Palco Ciência

10:30 AM – 11:15 AM

 

Marte sempre mexeu com o imaginário dos cientistas, e agora, pisar no planeta vermelho nunca esteve tão perto de acontecer. A partir de 2020, a Agência Espacial Americana (NASA) e a Agência Espacial Européia (ESA), além da SpaceX, irão lançar suas principais missões rumo à Marte. Fora os robôs e sondas que irão chegar por lá, há também o plano de levar humanos para começarem, inclusive, uma pequena colonização no planeta. Mas, quais as chances disso realmente acontecer? É muito mais provável do que você pensa (e até mesmo você pode ser um deles).

 

CAMPUSEIRO CURADOR Metodologias de game e design para games jams

Palco Criatividade e Entretenimento

10:30 AM – 11:15 AM

Na conferência, serão abordadas técnicas de Game Design ágeis para o desenvolvimento de jogos em Game Jams. As diferenças de se criar jogos para uma maratona e para o mercado consumidor e exemplos de sucesso e insucesso baseados na experiência do palestrante.


CAMPUSEIRO CURADOR Dê vida ao seu jogo: princípios da animação clássica aplicados ao desenvolvimento de jogos

Workshop Criatividade e Entretenimento

10:30 AM – 11:45 AM

Após anos de trabalho duro na indústria, grandes gênios da área criaram os 12 Princípios da Animação, transformando animação em uma nova forma de arte. Nesta conferência será abordado o uso de alguns desses princípios (como Squash and Stretch, Timing and Spacing, Silhouette, etc) no desenvolvimento de jogos, exemplos dos mesmos em grandes títulos do mercado e dicas práticas de como usá-los para transformar seu jogo em algo vivo! Será feita também uma breve introdução a conceitos chave de animação, para possibilitar um entendimento pleno da palestra a todos os públicos.


CAMPUSEIRO CURADOR Empreendedorismo e marketing na área de saúde

Palco Empreendedorismo e Startup & Makers

10:30 AM – 11:15 AM

Empreender e trabalhar com Marketing na saúde não é tarefa fácil. Vem ?descobrir como eu tenho feito isso há mais de 10 anos.

Criatividade e Dados: A inspiração para os inovadores.

 

Workshop Empreendedorismo e Startup & Makers

10:30 AM – 11:45 AM

Nesse workshop, a ideia é demonstrar que não é só de “big data” que a análise de dados é feita, que podemos trabalhar com qualquer base de dados para gerar inteligência nos negócios (BI) e que a criatividade e a mentalidade hacker podem caminhar juntas na construção de projetos inovadores que transformam dados em insights de ações.

Criatividade e Dados: A inspiração para os inovadores

 

Workshop Empreendedorismo e Startup & Makers

10:30 AM – 11:45 AM

Nesse workshop, a ideia é demonstrar que não é só de “big data” que a análise de dados é feita, que podemos trabalhar com qualquer base de dados para gerar inteligência nos negócios (BI) e que a criatividade e a mentalidade hacker podem caminhar juntas na construção de projetos inovadores que transformam dados em insights de ações.


CAMPUS FÓRUM As Políticas Governamentais para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Humanas

Stand MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

11:30 AM – 1:00 PM

As políticas governamentais para o desenvolvimento das cidades brasileiras como inteligentes e humanas, nos aspectos da inovação tecnológica, das comunicações, da internet das coisas e da legislação, como atributos importantes para o desenvolvimento social e da indústria nacional.


Mobilidade Urbana e Inteligente

Palco Empreendedorismo e Startup & Makers

11:30 AM – 12:15 PM

Como a plataforma espanhola evoluiu em seu primeiro ano de atuação no Brasil para que o País se tornasse o maior mercado da empresa mundialmente, oferecendo aos usuários e motoristas parceiros qualidade, transparência e segurança.

 

24 horas para se tornar um Desenvolvedor Celebridade!

Palco Inovação

12:00 PM – 1:15 PM

Aproveite a Campus Party e faca parte desse workshop altamente interativo, onde voce vai aproveitar as 24 horas de evento da Campus para se tornar um desenvolvedor procurado pelo mercado!

Nesse workshop voce vai:
– aprender as 5 ferramentas obrigatorias para ser um desenvolvedor de primeira linha
– aplicar 4 praticas simples para realmente aproveitar a Campus Party para avancar na sua carreira
– criar 3 presencas na web que vao ajudar voce a se destacar da multidao e se tornar “procurado”
– fazer network com 2 pessoas que podem mudar a sua vida
– definir o foco que vai tornar voce um desenvolvedor UNICO!

Sua boa ideia não vale nada

Workshop Empreendedorismo e Startup & Makers

12:00 PM – 1:15 PM

Aceleração para o crescimento em 4 etapas: Modelagem e Validação da Proposta de Valor, Criação e Validação do Produto, Digital Marketing Strategy e Modelagem de finanças e KPIs.

Novas Fronteiras para o VOD/OTT: das prateleiras virtuais ao uso da computação cognitiva

Palco Criatividade e Entretenimento

12:30 PM – 1:15 PM

Não importa se você está em casa, no escritório ou em um hotel, dispositivos conectados à internet, como Tablets, Smartphones, Smart TVs e Consoles de Game são o novo território para o consumo do audiovisual.

Entre 2010 e 2017, mais de 200 plataformas OTT foram lançadas na América Latina e o Brasil, que já ocupa o 7º lugar em visualização de vídeos online e ainda possui espaço para crescer, se tornou o principal mercado para esse segmento, com a presença de players internacionais (Netflix, HBO Go e Amazon Prime Video) e locais (Globo Play, Looke e PlayKids).
Mais do que oferecer um catálogo cada vez maior de filmes, documentários e séries, as empresas do setor entenderam que é necessário aprimorar a interação com os seus usuários, conhecendo melhor as suas preferências e hábitos, desenvolvendo capacidades profundas em relação ao engajamento dos clientes, tomada de decisão eficaz e descoberta de novos produtos e serviços.
Nesse painel vamos conhecer o status atual de desenvolvimento do OTT de vídeo e como o uso de tecnologias de inteligência artificial e de computação cognitiva podem ajudar a indústria de mídia e entretenimento a atender às expectativas dos clientes, aproveitando os insights escondidos nos dados dentro e fora da organizaçã

Biohacking, um novo termo para uma prática bem antiga

Palco Inovação

12:30 PM – 1:15 PM

Impactos físicos, técnicos e sociais do uso de biochips implantáveis

Como ser um modder reconhecido

Palco Ciência

12:30 PM – 1:15 PM

Irei compartilhar como a Campus Party Mudou a minha Vida, quais foram as experiências que tive na Campus, e o quanto meu trabalho mudou a minha vida, irei falar sobre as competições internacionais que participei, irei compartilhar minha historia, contar como foram as minhas experiências na Campus Party nesses últimos 10 anos, irei compartilhar sobre as técnicas e os eventos que tenho ido, venha ouvir minhas historias e descobrir como tua vida pode mudar dentro da Campus Party.

CAMPUSEIRO CURADOR Sensores e atuadores no auxílio locomotivo de um deficiente visual no contexto de uma cidade inteligente

Palco Principal

12:30 PM – 1:15 PM

Com um estudo dedicado a necessidades de deficientes visuais junto à Biblioteca Braille José Alvares de Azevedo (Goiânia), um lugar especializado em livros para esse contexto e que apenas trabalham deficientes visuais. De diversas necessidades, foi proposto um protótipo que identifica obstáculos aéreos e envia dados para nuvem a fim de avisar parentes ou amigos do deficiente visual a respeito de algumas situações como, por exemplo, uma colisão frontal ou queda. Foi feito e testado um dispositivo. Foram produzidos vários vídeos com alguns deficientes usando e observando a reação e também a eficácia do dispositivo. Além disso, o protótipo também ajuda um cego-surdo. Assim, pesquisando, foi encontrado e implementado no protótipo o método tadoma, um método tátil de conversa com um cego-surdo. Aliado a isso, será feita uma pequena análise do plano diretor da cidade de Goiânia e suas perspectivas para a mobilidade urbana além de mostrada pequenas mudanças tecnológicas para que trechos da cidade se tornem inteligentes no que concerne à melhoria da locomoção de um deficiente visual.

A exploração DIY na Terra, no Espaço e Além

Palco Principal

1:30 PM – 2:15 PM

Vivemos em uma era em que aparelhos eletrônicos e de comunicação são mais acessíveis e fáceis de usar do que nunca. Esse acesso democratizado à criatividade tem empoderado invíduos a explorar e compartilhar o mundo a nossa volta. Os futuros exploradores terão acesso aos momentos chaves da história da Terra e a um roteiro para inspirar a pesquisar através do planeta e das estrelas.

COMUNIDADES Empreendendo com Soluções Open Source

Palco Empreendedorismo e Startup & Makers

2:00 PM – 2:45 PM

Como empreender com Soluções Open Source, criar negócios rentáveis e que se mantenham. Incentivar a adoção e o desenvolvimento de Software Livre pelas empresas como forma de reduzir custos e aumentar a qualidade.

Governo, sociedade e os limites do open government

Palco Inovação

2:30 PM – 3:15 PM

Esta palestra apresenta uma análise geral do movimento de open government (governo aberto) à luz da relação entre estado e cidadão. Muito embora se reconheçam que determinados ganhos possam ocorrer – em termos de transparência e participação social -, o movimento não alcançou um de seus objetivos principais: o de reequilibrar a relação de poder entre governo e cidadãos. A palestra concluirá com propostas para o futuro dessa relação, e sobre como podemos ter uma sociedade civil mais empoderada.

 

Mineração Cidadã com os Dados Abertos da Câmara

Workshop Ciência e Inovação

2:30 PM – 4:15 PM

A Câmara dos Deputados apresenta, na Campus Party Brasília 2017, um portal e uma nova API RESTful para seu serviço de Dados Abertos, com várias novidades técnicas para facilitar a utilização por desenvolvedores e até por pessoas com conhecimentos básicos de informática. Com a presença cada vez maior de “desenvolvedores cidadãos” e do hackerativismo junto a ONGs, empresas e instituições de controle que já utilizam os dados do Poder Legislativo Federal, a Câmara espera que surjam descobertas e formas inovadoras de acompanhamento, esclarecimento e fiscalização das atividades parlamentares, de aproximação entre os cidadãos e seus representantes, de participação popular nas grandes decisões políticas do país e de valorização da transparência como pilar da cidadania e da democracia. Invente uma!

 

O Impacto Social do Programa Espacial Brasileiro

Palco Ciência

2:30 PM – 3:15 PM

O Brasil foi o primeiro país sul-americano a lançar e operar seus próprios satélites no começo da década de 90, e vinte anos antes já possuía um centro mundialmente reconhecido de pesquisa espacial e operação de aplicações no espaço. Os foguetes desenvolvidos no país geraram uma gigantesca lista de tecnologias de variadas aplicações, militares e civis. Meteorologia, monitoramento ambiental e telecomunicações são apenas alguns dos setores nos quais o programa espacial impacta diariamente a vida de todos os brasileiros. Esta palestra explora essa relação, nem sempre tão reconhecida, entre a pesquisa espacial e a sociedade brasileira.

CAMPUSEIRO CURADOR Nômade Digital – Nem tudo são Flores

Workshop Criatividade e Entretenimento

2:30 PM – 3:15 PM

Ser um Nômade Digital (ND) vai muito além de viajar o mundo e trabalhar em um computador. Nesta palestra vamos conversar sobre os erros mais comuns de quem está querendo se tornar um ND, e com isso, receber dicas valiosíssimas para já começar com o pé direito.

CAMPUS FÓRUM O Parque Tecnológico BioTIC e a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal

Stand MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

2:30 PM – 4:00 PM

O papel do novo parque tecnológico de Brasília – o BioTIC – na formação de um ecossistema de inovação na cidade e seu alinhamento com a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.

CAMPUS FÓRUM O Parque Tecnológico BioTIC e a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal

Stand MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

2:30 PM – 4:00 PM

O papel do novo parque tecnológico de Brasília – o BioTIC – na formação de um ecossistema de inovação na cidade e seu alinhamento com a política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.

Empreendendo desde os 6 anos, nunca é cedo demais pra começar

Palco Empreendedorismo e Startup & Makers

3:00 PM – 3:45 PM

Manoela já foi do jurada Hackathon BlueHack IBM Desafio TJBOTs com Watson, participou do Hackathon Womens Heath, de um painel no ArduinoDay sobre Robôs Conversando utilizando Watson IoT, Senai SP e é ganhadora do Hackanoel 2016. Nessa palestra incentivadora, Manoela nos contará como ganhou os desafios, como foi convidada a visitar a Microsoft e a ELO e como começou a empreender desde os 6 anos de idade. 

Empreendendo desde os 6 anos, nunca é cedo demais pra começar

Palco Empreendedorismo e Startup & Makers

3:00 PM – 3:45 PM

Manoela já foi do jurada Hackathon BlueHack IBM Desafio TJBOTs com Watson, participou do Hackathon Womens Heath, de um painel no ArduinoDay sobre Robôs Conversando utilizando Watson IoT, Senai SP e é ganhadora do Hackanoel 2016. Nessa palestra incentivadora, Manoela nos contará como ganhou os desafios, como foi convidada a visitar a Microsoft e a ELO e como começou a empreender desde os 6 anos de idade.

 

Design Thinking, MVP, Prototipação e Sáude combinam?

Palco Ciência

3:30 PM – 4:15 PM

Venha conhecer e entender como aplicar novas metodologias de inovação e desenvolvimento ágil de negócios e como elas podem contribuir para a área da saúde. Vamos discutir como causar impacto na vida das pessoas e resolver problemas de grande relevância na sociedade de forma inovadora.

O Poder Judiciário nas Mídias Sociais: A justiça brasileira e as redes sociais.

Palco Criatividade e Entretenimento

3:30 PM – 4:15 PM

A justiça brasileira tem uma história marcada pelo pioneirismo relação ao mundo quando o assunto é a presença de órgãos jurídicos brasileiros nas redes sociais. 

O Supremo Tribunal Federal (STF), foi a primeira suprema corte no mundo a ter um Twitter, criado em 2009, hoje com mais de 1 milhão e 296 mil seguidores. 
A fanpage do Conselho Nacional de Justiça conta com mais de 1 milhão e 700 mil curtidas. Em outras plataformas tb somos pioneiros, por exemplo, a TV Justiça brasileira é a primeira segmentada neste assunto do mundo. 
No bate papo também vamos falar do uso do WhatsApp para difundir informações da justiça, uma estratégia adotada por alguns tribunais pelo país.

O ransomware e a lei

Palco Inovação

3:30 PM – 4:15 PM

o malware Wannacry causou, recentemente, um pânico mundial ao sequestrar dados de milhões de pessoas. Esse tipo de programa – ransomware – poderia ser combatido pela legislação brasileira?

CAMPUSEIRO CURADOR Como o digital vem mudando as formas de consumo

Workshop Criatividade e Entretenimento

3:30 PM – 4:15 PM

O impacto do mundo digital no varejo vai além das vendas em canais digitais. Muda a forma como se busca informação,opinião,se compara,se decide e compra. Uma abordagem direta e simplificada sobre um tema atual, discutida por quem realmente entende sobre o assunto.

De Campuseiro a Empreendedor Social

Palco Principal

3:30 PM – 4:15 PM

Nessa palestra, o empreendedor brasiliense Marcos Beto contará sobre os tropeços e conquistas dos mais de 15 anos empreendendo na Internet e como as iniciativas startupeiras dentro da Campus Party o ajudaram nessa caminhada. Marcos também mostrará como foi sua mudança do modelo tradicional de fazer negócio até se tornar um empreendedor social digital. Campuseiro desde a primeira Campus Party, sua trajetória começou em 1999 com um site de fotos em baladas de Brasília. Depois disso lançou outras duas empresas, sendo que sua última startup foi investida pelo Buscapé por meio do desafio “Sua ideia Vale 1 Milhão”. Três anos depois foi adquirida por um dos maiores grupos de internet da América Latina, a Navent. Depois desse tempo no modelo tradicional de se fazer negócios e focado apenas no lucro, Marcos entrou no mundo da impressão 3D e começou a construir próteses para pessoas amputadas. Esse foi o início da caminhada para o que hoje se tornou o MeViro.org, uma plataforma que concentra projetos assistivos faça-você-mesmo para pessoas com deficiência, conectando essas pessoas com makers que possam ajudar na construção de uma solução para melhorar seu dia-a-dia. Hoje conta com o apoio da Red Bull para alavancar e internacionalizar o projeto.

Um Mundo Quântico

Palco Ciência

4:30 PM – 5:15 PM

A Mecânica Quântica é a teoria mais bem sucedida da história da Ciência: após sua formulação inicial por Plank, em 1900, as ideias e os métodos que a compõem têm levado a uma revolução tecnológica e conceitual que está longe de ser concluída. Apesar disso, contudo, diversamente de outras construções e descobertas científicas, ela não surgiu associada a uma interpretação definida da Natureza. De fato, os avanços mais recentes nesse campo estão diretamente relacionados às possíveis intepretações de sua estrutura formal.

Abordaremos essa interpretações e suas consequências em termos da imagem do mundo que elas sugerem.
Apresentaremos, também, suas promessas no campo da Computação e da Ciência da Informação, assim como abordamos os paradigmas culturais emergentes a partir da consolidação de seus conceitos e postulados básicos, em diversas áreas da atividade humana – tais como Arte, Cinema, Literatura, Quadrinhos e outros.

Design paramétrico e impressão 3D: Modelagem paramétrica

Workshop Criatividade e Entretenimento

4:30 PM – 5:45 PM

Neste workshop você vai aprender princípios do design e da modelagem paramétrica para criar objetos personalizáveis direcionados a impressão 3D. É necessário levar o próprio computador.

Casemod:Customizando um Case de HD, de forma divertida e barata

Workshop Ciência e Inovação

4:30 PM – 5:45 PM

Venha participar de um Workshop onde você ira aprender a criar e customizar um Casemod para seu Case de HD externo. Utilizando recursos simples desde peças de Lego a palito de picolé.

Toontubers – Apenas um gameplay do cartoon network

Palco Criatividade e Entretenimento

4:30 PM – 5:15 PM

Mordecai, rigby e gaming são Que nem hambúrger com batata frita, simplesmente combinam.

Quando não estão trabalhando no parque, estão em alguma aventura maluca ou jogando videogame.
Então, nada melhor do que transformar essa dupla dinâmica em gamers oficiais do youtube do cartoon network.
A palestra contará um pouco mais sobre esse processo criativo, as inspirações e como tudo aconteceu. Contaremos verdades sobre a propriedade e compartilharemos algumas palavras de sabedoria!

CAMPUS FÓRUM Boas práticas em empreendedorismo e soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes e Humanas

Stand MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

4:30 PM – 6:30 PM

Apresentação de experiências governamentais e de empresas no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas ao conceito de Cidades Inteligentes e Humanas.

Como escrever meu projeto para editais de fomento

Palco Empreendedorismo e Startup & Makers

4:30 PM – 5:15 PM

Você sabe qual é a melhor opção de investimento para seu negócio? Há uma grande quantidade de dinheiro disponível para que você consiga desenvolver seu negócio e uma delas é fomento/subvenção. O que fazer pra saber se é o tipo de investimento que preciso? Conheça mais sobre inovação e aprenda a investigar o edital e saber se ele é a oportunidade que você buscava pra tirar sua ideia do papel! Prepare seu projeto! Verifique se está tudo correto e vamos nessa!

Tempo X Ideia e Criatividade

Palco Empreendedorismo e Startup & Makers

5:00 PM – 5:45 PM

Todo o processo de criação do aplicativo Lavô, bem como de que forma surgiu a ideia. Como validar uma ideia e a desenvolver.

Como tudo começou, estrelando: Astronomia, Scratch e Arduino

Palco Ciência

5:30 PM – 6:15 PM

Como no Big Bang vou contar como tudo começou, as aventuras que tive para chegar até aqui criando diversos projetos, dando aula em universidades, palestrando em grandes eventos, unindo minha paixão por Astronomia, Programação e Robótica.

Destravando a porta

Palco Criatividade e Entretenimento

5:30 PM – 6:15 PM

Gustavo Chagas e Totoro falam sobre a trajetória do Porta dos Fundos como plataforma para impulsionar projetos autorais, como o Canal Totorial

Desmistificando o ransomware: O que é e como se defender dessa ameaça ?

Palco Inovação

5:30 PM – 6:15 PM

O que é? O que faz? Onde vivem? Como se reproduzem?? Veja mais durante a palestra! ??

Desmistificando o ransomware: O que é e como se defender dessa ameaça ?

Palco Inovação

5:30 PM – 6:15 PM

O que é? O que faz? Onde vivem? Como se reproduzem?? Veja mais durante a palestra! ??

Speakers

31 trabalhos. 31 dias.

Palco Principal

5:30 PM – 6:15 PM

Buscando mais sentido em tudo o que fazia, Eduardo Talley resolveu criar o One Day Hand, um laboratório prático no qual trabalhou 31 dias seguidos em 31 lugares diferentes para experimentar coisas que nunca havia feito na vida. Ele vai contar como usou esse projeto para se preparar para o futuro do trabalho, além de apresentar técnicas e direcionamentos simples para que profissionais possam descobrir um mundo cheio de possibilidades, encontrando relevância em trabalhos diferentes. Como? Experimentando algo novo, nem que seja por um dia.

Pitch, a distância entre você e o investidor

Workshop Empreendedorismo e Startup & Makers

5:30 PM – 7:30 PM

Como criar ou melhorar o seu pitch sem seguir fórmulas.

Aprender o que é necessário falar para despertar o interesse do investidor no seu negócio.

Speakers

O processo da produção de um vídeo

Workshop Criatividade e Entretenimento

6:00 PM – 7:30 PM

Explicação passo a passo de como produzir um vídeo, desde da pré produção até a edição final. Vamos falar sobre a pesquisa inicial, construção de pautas e roteiros, o momento da gravação, os melhores equipamentos a serem usados, a iluminação necessária. E por fim a a pós produção, os melhores softwares para edição e finalização de vídeo.

Metareciclagem: placas e motores que viram novas máquinas

Workshop Ciência e Inovação

6:00 PM – 7:30 PM

 

Um Breve apanhado sobre a reutilização de resíduos eletrônicos de equipamentos descartados em máquinas, CNC, impressoras 3d.

Metareciclagem: placas e motores que viram novas máquinas

Workshop Ciência e Inovação

6:00 PM – 7:30 PM

Um Breve apanhado sobre a reutilização de resíduos eletrônicos de equipamentos descartados em máquinas, CNC, impressoras 3d.

Stop-Motion ao Vivo: Animação pra botar a mão.

Palco Principal

6:30 PM – 7:30 PM

Como se cria uma atuação em stop-motion. Hein? Quadro-a-quadro? É sim! E você verá isso acontecer ao vivo e a cores.

Decodificando a Democracia

Palco Inovação

6:30 PM – 7:30 PM

Menos “palestra” e mais um bate-papo entre a Câmara dos Deputados e a comunidade de desenvolvedores da Campus Party Brasília sobre as grandes questões ? e até conflitos ? da fusão entre a política e a tecnologia. Com a internet, seria possível o próprio povo tomar decisões que hoje cabem aos políticos? A “internet das coisas” pode mudar algo? O brasileiro é mesmo desinteressado em política, ou é a política que é desinteressante para o brasileiro.