Governo do Distrito Federal
21/12/22 às 11h44 - Atualizado em 16/01/23 às 11h08

Desemprego cai de 16,1% para 14,5%.

 

Taxa de Desemprego diminui no Distrito Federal, em relação a novembro de 2021

 

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal – PED-DF, realizada pelo IPEDF e DIEESE, mostram que a taxa de desemprego total diminuiude16,1% para 14,5%, entre novembro de 2021 e de 2022. Nos últimos doze meses, o contingente de desempregados diminuiu, como resultado do aumento do nível ocupacional (37 mil postos de trabalho a mais) em número superior ao aumento da População Economicamente Ativa – PEA (13 mil pessoas entraram no mercado de trabalho).

 

O aumento na ocupação derivou do crescimento no setor de serviços e no comércio e reparação; e, segundo a forma de inserção, do aumento do assalariamento no setor privado com carteira assinada e, em menor proporção, do assalariamento no setor público e no contingente de trabalhadores autônomos.

 

Em relação a outubro de 2022, a taxa de desemprego total permaneceu relativamente estável, ao passar de 14,6% para 14,5% da PEA. Neste mesmo período, o contingente de desempregados ficou em relativa estabilidade, como resultado do pouco movimento no número de ocupados (mais 2 mil postos de trabalho) e da manutenção da População Economicamente Ativa – PEA. O comportamento do contingente de ocupados decorreu da elevação no número de postos de trabalho no setor de Serviços e da ligeira variação na Indústria de transformação, de um lado, e do declínio no Comércio e reparação, de outro; e, quanto à forma de inserção, devido ao acréscimo do número de assalariados no setor privado com carteira de trabalho assinada e no setor público que compensaram em parte a redução entre os trabalhadores autônomo e os assalariados sem carteira assinada.

 

Clique no Boletim abaixo para maiores informações:

 

Boletim PED-DF 2021-2022

 

Governo do Distrito Federal