Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/02/21 às 10h54 - Atualizado em 10/03/21 às 17h49

Agências do Trabalhador novas e confortáveis

COMPARTILHAR

 

 

A agência do Trabalhador de Santa Maria totalmente reformada

 

A Agência do Trabalhador de Santa Maria foi totalmente reformada, entregando para a população da cidade um espaço com ventilação, salas para cursos e entrevistas, atendimento ao microcrédito e até uma brinquedoteca. Além disso, o espaço conta com acessibilidade no atendimento ao deficiente auditivo, com painel em libras.
Durante visita às dependências da recém-reformada Agência do Trabalhador – que no ano passado atendeu 10.483 pessoas e encaminhou mais de 1.800 para vagas de emprego – o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha ressaltou a importância dos equipamentos entregues.

 

Os pais também podem contar com uma brinquedoteca para seus filhos, enquanto são atendidos

As 15 unidades do DF oferecem diariamente vagas do Sistema Nacional de Emprego e fazem o encaminhamento dos candidatos às empresas contratantes, além de oferecer entrada ao Seguro Desemprego, suporte à emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, e acesso aos serviços de microcrédito do Programa Prospera e aos programas de qualificação da Secretaria de Trabalho.

 

 

 

O secretário de Trabalho, Thales Mendes, falou sobre a importância da reforma. “Essas instalações irão possibilitar o aumento nos atendimentos, nos encaminhamentos às vagas de emprego e no número de trabalhadores inscritos no SINE. Além disso, possibilitará estruturar o atendimento ao trabalhador e empregador, implementar espaço físico para cursos de qualificação profissional e ter ambiente apropriado para orientação profissional dos trabalhadores”.

A nova Agência, conta com um ambiente adequado ao empregador, que busca pela contratação de profissionais. E, ainda, apresenta melhora no atendimento ao tomador de Microcrédito, com consultores capacitados para acompanhar o desenvolvimento econômico dos contratantes.

 

 

Outra Agência do Trabalhador reformada foi a de Brazlândia, entregue à população no dia 9/02.

 

Criada no início da década de 90, pela primeira vez a unidade foi totalmente reformada. As obras avançaram pela parte estrutural e elétrica até a troca do mobiliário. Agora, quem visita o espaço vê uma agência mais ampla, com salas para processo seletivo, atendimento ao microcrédito e qualificação profissional, além de uma brinquedoteca para os filhos de pais que estão sendo atendidos.

 

Confira o vídeo:

 

 

O investimento na reforma foi de mais de meio milhão – provenientes de emenda parlamentar do vice-líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Robério Negreiros. A obra gerou 26 oportunidades de emprego. Durante a inauguração, também foram entregues quinze carros aos agentes de crédito do programa Prospera, iniciativa que concede empréstimos para fomento do empreendedorismo. A frota será utilizada para que os agentes possam realizar mais atendimentos.

163 mil pessoas buscaram atendimento em 2020 nas Agências do Trabalhador do DF

Durante a inauguração da agência, localizada no setor norte, próxima à rodoviária da cidade, o governador Ibaneis Rocha lembrou as ações do Executivo para gerar emprego e renda na capital. “Arrumamos a casa, acabamos com a Difal, fizemos o Refis [Programa de Incentivo à Regularização Fiscal], desenvolvemos projetos junto à Câmara Legislativa do DF. Tudo isso para que os empresários voltassem a investir e empregar pessoas”, destacou.

Na inauguração, também foram entregues quinze carros aos agentes de crédito do programa Prospera, iniciativa que concede empréstimos para fomento ao empreendedorismo| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

“Acreditamos que 2021 será o ano do emprego, então nada melhor do que inaugurar uma agência do trabalhador que será tão importante para a comunidade local”, ressaltou Ibaneis. “Mesmo em meio a uma pandemia, não deixamos a cidade parar, continuamos a fazer obras e a buscar recursos. Os próximos meses serão de muitas entregas e início de obras”, adiantou.

O secretário de Trabalho, Thales Mendes, contou que o espaço pertencia a Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB) e foi doado para a pasta em 2020. “Desde então, começamos o processo de transformação para atender melhor a população e oferecer conforto e segurança para usuários e funcionários. Com a revitalização de toda a parte estrutural e mobiliários, será possível aumentar o atendimento na unidade”, garante.

Acreditamos que 2021 será o ano do emprego, então nada melhor do que inaugurar uma agência do trabalhador que será tão importante para a comunidade local

O deputado distrital Robério Negreiros destinou emendas para a reforma da agência e reforça que a unidade terá papel fundamental após a pandemia. “Muitas pessoas perderam seus empregos com a crise. Precisamos ajudá-las a terem outras oportunidades para mudar essa realidade”, salientou.

Os pais também podem contar com uma brinquedoteca para seus filhos, enquanto são atendidos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Aprovação

Luciano Carvalho, 43 anos, foi em busca de uma oportunidade de emprego na manhã desta terça (9) e aprovou a reforma do espaço. “A situação estava precária, fazendo com que o atendimento ficasse comprometido. Agora temos um local melhor e confortável. O GDF está de parabéns”, elogiou o morador de Brazlândia.

Chefe do setor de Microcrédito, Cristiane Santos, 40 anos, está encantada com o novo local de trabalho. Há quase dois anos na agência, ela acredita que a revitalização do espaço proporciona melhora no atendimento. “Parecia um galpão abandonado, era muito quente, a sala de espera era bem desconfortável, mas mesmo assim nós adaptávamos para atender a todos da melhor forma possível”, lembra a funcionária.

Atendimento
A Agência do Trabalhador oferece diariamente vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e encaminha candidatos que se apresentam às empresas, além de ofertar serviço de entrada ao seguro desemprego, suporte à emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, serviços de solicitação de microcrédito e de qualificação em cursos profissionalizantes da Secretaria de Trabalho.

Em 2020, 163 mil pessoas buscaram atendimento nas 17 Agências do Trabalhador do DF. Nas agências, um dos serviços mais procurados foi a oferta de vagas de emprego – 16 mil vagas. No ano passado, também foram inseridos 4.343 trabalhadores no mercado e inscritos 23 mil pessoas no sistema público de emprego. Dezoito mil interessados foram encaminhados para processos seletivos.

Em Brazlândia, foram realizados 8.130 atendimentos, 1.080 encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego e 898 inscrições na Plataforma do Sistema Público de Emprego.

Serviço

Agência do Trabalhador de Brazlândia
Endereço: SCDN Bl. K Lj. 01/05
Horários de atendimento: 8h às 17h.

 

Leia também...