gototop
FacebookTwitter
Vlibras Aumentar Contraste Cores Originais

Observatório do Trabalho

O que é? 

A Unidade do Observatório do Trabalho é uma unidade orgânica de execução, diretamente subordinada à Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos a qual compete acompanhar, conhecer, analisar, interpretar e disponibilizar os dados e informações das principais pesquisas socioeconômicas do Brasil, que integre o mundo do trabalho nos seus levantamentos.


As principais pesquisas analisadas são:

PED

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente. A metodologia é desenvolvida pelo Dieese e Fundação Seade/SP, soma-se como parceiros a CODEPLAN e a Secretaria de Estado do Trabalho e do Empreendedorismo do Distrito Federal na realização da pesquisa. Em parceria com órgãos públicos locais, a pesquisa foi implantada, no Distrito Federal, desde 1991.

Periodicidade: Mensal – Última quarta-feira de mês subsequente

Clique aqui e baixe as pesquisas da PED 2015

 

PNAD

Obtêm informações anuais sobre características demográficas e socioeconômicas da população, como sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, e características dos domicílios, e, com periodicidade variável, informações sobre migração, fecundidade, nupcialidade, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios. Temas específicos abrangendo aspectos demográficos, sociais e econômicos também são investigados.

Periodicidade: Anual

Clique aqui e acesse as pesquisas da PNAD no site do IBGE

 

PNAD Contínua

Destina-se a produzir informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho associada a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, agregando a produção de resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa (como trabalho infantil e outras formas de trabalho, migração, fecundidade etc.) e outros aspectos relevantes selecionados de acordo com as necessidades de informação.

A pesquisa é realizada por meio de uma amostra de domicílios, extraída de uma amostra mestra, de forma a garantir a representatividade dos resultadospara os diversos níveis geográficos definidos para sua divulgação. A cada trimestre, são investigados 211.344 domicílios particulares permanentes, em aproximadamente 16.000 setores censitários, distribuídos em cerca de 3.500 municípios.

Periodicidade: Mensal, para um conjunto restrito de indicadores relacionados à força de trabalho e somente para o nível geográfico de Brasil; trimestral, para indicadores relacionados à força de trabalho; anual, para os demais temas permanentes da pesquisa e indicadores complementares relacionados à força de trabalho; e variável, para outros temas ou tópicos dos temas permanentes a serem pesquisados com maior periodicidade ou ocasionalmente.

Clique aqui e acesse as pesquisas da PNAD Contínua no site do IBGE


RAIS

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um instrumento de coleta de dados que o governo brasileiro criou em 1975 para controlar as atividades trabalhistas de empresas de todo o país. Ela é uma das principais fontes de informações sobre o mercado de trabalho formal brasileiro. Considerada como um senso pela sua abrangência que é de âmbito nacional e feita anualmente.

Periodicidade: Anual

Clique aqui e acesse a pesquisa RAIS no site do Ministério do Trabalho e Emprego

 

CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Este Cadastro Geral serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Periodicidade: Mensal – Segunda quinzena do mês subsequente.

Clique aqui e acesse a pesquisa CAGED no site do Ministério do Trabalho e Emprego

 

 

 

 

menu atalho ouvidoria
carta de serviços

baaaner

baner ageeencia virtual

Banner-lateral---Qualifica-Brasília

VOCÊ EST? AQUI: Início Trabalhador Observatório do Trabalho