Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/19 às 9h38 - Atualizado em 13/03/19 às 14h15

SETRAB LANÇA O PROGRAMA PROSPERA MULHER

COMPARTILHAR

Muitos sabem que o Prospera é um programa bem-sucedido de concessão de empréstimo orientado pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, que atende pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao sistema financeiro tradicional, e que tem por objetivo fortalecer os pequenos e micro empreendimentos produtivos, formais e informais das áreas urbanas e rurais do Distrito Federal.

 

O que poucos têm conhecimento é que, como explica Bárbara Oliveira, coordenadora de Microcrédito da Secretaria de Trabalho, as mulheres possuem um senso nato como empreendedoras.  “Historicamente, no universo de programas de microcrédito, elas representam a maior cota de tomadores de crédito. Isso é amplamente embasado nas literaturas que abrangem o tema, seja no Brasil como no mundo”, explica Bárbara.

 

O Programa Prospera do Governo do Distrito Federal já apresenta estatísticas que comprovam a tese acima mencionada, registrando 54% de mulheres atendidas no ano de 2018. Pensando nesse público alvo, a Setrab lançou o Prospera Mulher, que pretende ampliar o acesso ao crédito às mulheres empreendedoras, que contribuem com o sustento de suas famílias.

 

Como estratégia de atuação, inicialmente, a ideia é ofertar créditos produtivos orientados nos locais em que a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) informa aumento no desemprego, ou seja, especificamente no grupo de população de baixa renda, que abrange Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião.

 

O Prospera Mulher atuará na sensibilização das empreendedoras nessas comunidades, por meio de palestras de orientação para o crédito, possibilitando futuro acesso aos recursos para alavancar suas atividades produtivas, com o objetivo a gerar ocupações, emprego e renda nas cidades assistidas.

 

Ascom SETRAB

 

Fotos: Agência Brasília