Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/19 às 10h40 - Atualizado em 24/01/20 às 16h52

SEMINÁRIOS/EVENTOS

Desafios e oportunidades do mercado de trabalho são tema de seminário

 

Na tarde desta quinta-feira (5), a Secretaria do Trabalho e o Conselho do Trabalho do Distrito Federal promoveram o Seminário Desafios e Oportunidades das Novas Modalidades de Trabalho. O evento, que teve apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), ocorreu na Associação Comercial do DF, na Asa Sul.

 

O secretário interino do Trabalho do DF, Ivan Alves, participou da abertura do seminário. “A temática do desemprego é a maior preocupação da população da capital federal, por isso é importante debater o assunto e buscar soluções. O objetivo do governo local é de estimular a criação de empregos com o desenvolvimento econômico da cidade”, disse Alves.

 

Marco Secco, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), foi um dos palestrantes do evento e apresentou o papel da entidade na formação de trabalhadores para os desafios das profissões que vão surgir com a indústria 4.0. “As novas tecnologias, como inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, impressão 3-D e nanotecnologia vão revolucionar o mundo e transformar o mercado de trabalho. Para acompanhá-las, é preciso investir em formação profissional”, afirmou Secco.

 

Ele também destacou que haverá diminuição da participação humana direta na produção industrial, pois a expectativa é que os processos sejam cada vez mais automatizados. “Isso não significa que haverá diminuição de empregos, mas que novas profissões vão surgir e que os profissionais precisam se preparar para desenvolver e operar os equipamentos da indústria do futuro.”

 

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019–2023, elaborado pelo Departamento Nacional do Senai, as áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica no DF são exatamente as tecnológicas, como as de Informática, Logística e Transporte, Energia e Telecomunicações, Transversais e de Eletroeletrônica.

 

FONTE: https://www.sistemafibra.org.br/fibra/sala-de-imprensa/noticias/2112-desafios-e-oportunidades-do-mercado-de-trabalho-sao-tema-de-seminario

 

Secretaria Executiva do Conselho do Trabalho e do FUNGER

FONE: 3255-3878