Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/15 às 16h58 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Regulamentação da atividade dos ambulantes

COMPARTILHAR

Thiiago


O secretário do Trabalho e do Empreendedorismo, Thiago Jarjour, pediu hoje (22/9) à Câmara Legislativa celeridade para a regulamentação da atividade profissional dos ambulantes do Distrito Federal.

O pedido foi feito em audiência pública convocada pelo deputado distrital Ivonildo Lira (PHS) para apontar alternativas que podem ser adotadas pelo governo em benefício da atividade dos ambulantes, na verdade empreendedores individuais.

Gildemar Cirino, representante dos cerca de quatro mil ambulantes da cidade, pediu a regulamentação a fim de fomentar a geração de renda e o fim da insegurança de quem trabalha na rua, inclusive há 20 anos. “Somos pequenos empreendedores e precisamos de apoio e de tranquilidade para trabalhar”, disse.

Além da celeridade, Jarjour se comprometeu com a categoria e disse que a Secretaria apoia as atividades dos ambulantes e está de portas abertas, com microcrédito, empreendedorismo e capacitação profissional. Até o fim do mês, o secretário e representantes do setor vão se reunir para dialogar sobre a regulamentação da categoria.

Além do deputado e do secretário, participaram da mesa de debate o presidente do Sindicato dos Ambulantes, Bartolomeu Martins; e os representantes da OAB; Maxmiliam Carneiro, do Ministério do Trabalho, Antônio de Pádua; da Subsecretaria de Ordenamento das Cidades, Carlos Petinete; e da Fecomércio, Athayde da Hora.