Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/19 às 11h12 - Atualizado em 29/10/19 às 11h14

Programa Passaporte para a Saúde

COMPARTILHAR

O programa Passaporte para a Saúde foi implantado no Distrito Federal em maio de 2003, com o propósito de diagnosticar precocemente as pessoas que poderão fazer parte do grupo portador de doenças crônicas não transmissíveis, promovendo a saúde, prevenindo doenças mediante ações educativas que estimulem a adoção de hábitos saudáveis, e identificação e intervenção dos principais fatores de risco relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitos, obesidade e dislipidemias( distúrbios endócrinos e metabólicos).

Na ocasião da consulta, os pacientes são atendidos em três etapas, por uma equipe composta por nutricionista, técnico de enfermagem, instrutor de educação física, oportunidade em que são realizados exames clínicos, bioquímicos e avaliação física para detectar possíveis alterações do peso, da pressão arterial, das taxas de glicemia, triglicerídeos e colesterol total, do índice de massa corporal, a fim de diagnosticar precocemente a possibilidade do desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis. O paciente é posteriormente encaminhado ao nutricionista, que avalia os resultados dos exames e quando necessário, prescreve a conduta alimentar.

O Programa Passaporte para a Saúde, disponibilizará aos alunos da inscritos no Programa Fábrica Social, com faixa etária preferencialmente acima de 40 anos e com algum fator de risco ou condições já instaladas, as três etapas de atendimento descritas acima. Serão agendados para o dia 29/10/19, 06 pacientes e para os demais dias, 15 pacientes até dia 8/11/2019. No caso de não atingirmos a meta proposta para o perfil indicado, as vagas serão abertas para alunos de outras faixa etárias e no caso ainda, de não preenchimento das vagas, será aberto vagas para servidores e funcionários. Nosso intuito é mobilizar os alunos com o perfil proposto pelo programa e propiciar sua participação.