Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/16 às 14h30 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Portal capacitará trabalhadores e empreendedores de Brasília

COMPARTILHAR

Iniciativa lançada na noite desta segunda-feira (21) é parte do programa do governo local Qualifica Mais Brasília

Gabriela Moll, da Agência Brasília


 

Com o objetivo de potencializar o mercado e garantir oportunidades para os trabalhadores do Distrito Federal, foi lançado no início da noite desta segunda-feira (21) o EaD 2016 — Portal de Qualificação Profissional do governo de Brasília.

Nele, serão oferecidos 21 cursos gratuitos para pessoas que desejem atualizar conhecimento, aprender uma nova profissão ou mesmo empreender. Auxiliar de escritório, criação de negócios digitais, planejamento estratégico e inglês para informática são algumas das opções.

A previsão da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, pasta responsável pela iniciativa, é capacitar 10 mil trabalhadores e empreendedores até dezembro de 2016 e 15 mil por ano até 2018.

A educação é a única saída para termos uma cidade justa e produtiva, nosso investimento massivo será voltado para essa área”, reforçou o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle. Vamos investir no processo de coautoria entre o governo e o setor produtivo, alinhar nossas expectativas e entender que a solução para qualquer crise está aqui.

O secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, definiu o lançamento do projeto como a realização de um sonho para a pasta. “Usamos ferramentas de inovação e de tecnologia que vão garantir o ensino de qualidade a baixo custo”, disse. “Vamos incentivar aqueles que desejam aprender uma profissão”, acrescentou.

As inscrições para qualquer curso disponível devem ser feitas no site www.qualifica.trabalho.df.gov.br, no link “faça a sua inscrição”. Caso não tenha acesso à internet, o cidadão pode procurar uma das Agências do Trabalhador ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão 156, para obter informações acerca dos laboratórios de informática disponíveis para acesso ao Portal de Qualificação Profissional.

Será possível estudar por meio de computador fixo ou de dispositivo móvel (tablet e celular) conectado à internet. Do início ao fim dos cursos, que vão de 40 a 160 horas de duração, o aluno receberá orientações referentes ao ambiente de ensino, à metodologia de estudo, ao cronograma, ao certificado de conclusão e de matrícula em um novo curso.

O novo Portal integra o Programa Qualifica Mais Brasília, que atende à Resolução n° 201 do Conselho do Trabalho do Distrito Federal, de 26 de março de 2010.

Também participaram do evento o administrador do Lago Norte, Leandro Casarin; o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco; o administrador da SCIA/Estrutural, Evanildo Macedo. Também estavam na cerimônia o presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Bittar, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Jael Antonio da Silva; do Sindicato das Indústrias da Informação do DF, Ricardo Caldas; da Associação Brasiliense de Construtores, Luís Afonso Assad, e o coordenador de Qualificação Profissional da Secretaria do Trabalho, Gerson Vicente de Paula Junior.


Fonte: Agência Brasília

Leia também...