Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/20 às 12h07 - Atualizado em 10/03/20 às 16h39

Parceria com a Fecomércio

COMPARTILHAR

Em sequência a suas visitas técnicas institucionais, para melhor formular políticas públicas voltadas à empregabilidade, o secretário de Trabalho, Thales Mendes, encontrou-se nesta segunda-feira, 09/03, com Francisco Maia, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, que é um órgão sindical de grau superior não estatal, responsável por administrar o Sistema Fecomércio. Fazem parte desse sistema, além da própria federação, o Instituto Fecomércio (IF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Social do Comércio (SESC).

 

Essa pareceria é de extrema importância, já que a Federação procura orientar, coordenar, proteger e representar perante as autoridades administrativas e judiciárias todas as atividades e categorias econômicas dos setores de Comércio, Serviços e Turismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e político do Distrito Federal.

 

Portanto, o secretário Thales Mendes entende como positiva essa conversação. “Como órgão técnico e consultivo de Estado, a Fecomércio é uma instituição que pode celebrar convenções e contratos coletivos de trabalho e pode contribuir muito, apresentado ações de planejamentos que venham nos orientar e nos auxiliar com ferramentas facilitadoras de inserção no mercado de trabalho, como curso profissionalizantes, por exemplo ”, informou Thales.

 

O presidente da Fercomércio, Francisco Maia explicou que “o Senac-DF está de portas abertas para apoiar o governo. Lembrando que estamos realizando um trabalho de excelência na capital do País. O secretário pediu apoio para qualificação de mão de obra no setor de comércio e serviços, estamos à disposição”, garantiu Maia.

 

No ano passado, por exemplo, a instituição ofereceu, por meio do  Programa Senac de Gratuidade (PSG) que é um instrumento de inclusão produtiva para a população, mais de 13.000 matrículas, com destaque para o curso de assistente administrativo, que recebeu 1.051 alunos durante o ano de 2019.