Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Observatório do Trabalho

O que é?

A Unidade do Observatório do Trabalho é uma unidade orgânica de execução, diretamente subordinada ao Gabinete, a qual compete acompanhar, conhecer, analisar, interpretar e disponibilizar os dados e informações das principais pesquisas socioeconômicas que integrem o mundo do trabalho nos seus levantamentos: Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -PNAD, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED e outras que venham a ser realizadas.

PED

A Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED é um levantamento domiciliar contínuo, que teve início em 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, por meio de convênio entre o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE e a Fundação Seade.

Posteriormente o DIEESE e a Fundação Seade realizaram convênios com instituições locais em outras regiões do país. A pesquisa foi implantada, no Distrito Federal, em 1992, por meio de parceria entre a Fundação SEADE, DIEESE, Ministério do Trabalho/FAT e a Secretaria de Estado do Trabalho do Distrito Federal – SETRAB/DF na realização da pesquisa, que ocorre mensalmente.

Os dados da pesquisa PED/DF de 2020 podem ser encontrados no site da CODEPLAN  http://www.codeplan.df.gov.br/ e também no site do DIEESE https://www.dieese.org.br/