Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/20 às 12h35 - Atualizado em 6/11/20 às 18h29

Distrito Federal registra menor taxa de desemprego desde abril

COMPARTILHAR

Distrito Federal registra menor taxa de desemprego desde abril

 

Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta terça-feira (27), mostra que a taxa de desemprego no Distrito Federal registrou queda de 19,1% em agosto para 18,4% em setembro. O resultado é o menor índice observado desde abril, quando o mercado de trabalho passou a ser fortemente afetado pela pandemia. O contingente de desempregados reduziu em cinco mil pessoas, totalizando 288 mil desocupados. O resultado se deve, entre outros fatores, ao aumento no nível de ocupação, com 34 mil novos ocupados, em número superior ao crescimento da População Economicamente Ativa (PEA).

 

“É com muito entusiasmo que  recebemos esses números. Essa realidade nós percebemos aqui, na pele, em números reais na Secretaria. Nas diminuições das solicitações de seguro desemprego, por exemplo, onde já estamos em patamar do ano passado, período anterior à pandemia. A cada dia, estamos batendo recorde de novas vagas nas Agências do Trabalhador, tudo isso é sinal de recuperação da economia no Distrito Federal”, comemora o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

 

Em setembro, o contingente de ocupados no Distrito Federal foi de 1.275 mil pessoas, um crescimento de 2,7% em relação ao mês anterior. Esse resultado decorre do aumento no número de trabalhadores registrado em todos os setores de atividade econômica: Serviços (1,9% ou +17 mil ocupados), Construção (13,8% ou +9 mil), Comércio e Reparação (2,8% ou +6 mil), Indústria de Transformação (7% ou +3 mil) e Administração Pública, Defesa e Seguridade Social (1,1% ou +2 mil).

 

 

Reportagem: Lucas Almeida, com supervisão de Renata Nandes, Ascom/Codeplan

 

 

Leia também...