Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/15 às 14h34 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

DF reativa Comitê Gestor de Trabalho Decente

COMPARTILHAR

Brasília (6/8/2015) – O secretário-adjunto do Trabalho e do Empreendedorismo, Alan Ferreira, acaba de abrir a reunião de retomada do Comitê Gestor para a Agenda Brasiliense do Emprego e Trabalho Decente – CGBTD. A instância possui 12 membros do governo, seis de entidades representantes dos trabalhadores e seis dos empregadores. O comitê é coordenado pelo secretário Georges Michel e pela coordenadora-adjunta Patrícia Andrade.

 

Da reunião de hoje (6), participaram representantes da Fecomércio, do Seconci e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Educação, Planejamento, Criança, Desenvolvimento Social, Segurança, Infraestrutura e das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

 

O CGBTD tem a finalidade de coordenar a elaboração da Agenda Brasiliense do Emprego e Trabalho Decente, bem como promover seu acompanhamento e avaliação. O colegiado propiciará o fortalecimento do diálogo social, na busca pela geração de emprego, trabalho e renda, pelas entidades participantes, tendo como eixos norteadores: pobreza e desigualdade social, desemprego e informalidade, baixos salários, rotatividade no emprego, desigualdades de gênero e raça/etnia, incentivo a extensão da cobertura da proteção social e condições de segurança e saúde nos locais de trabalho, sobretudo na zona rural.

 

Outra tarefa do CGBTD é discutir e propor ações que garantam trabalho decente e oportunidades de emprego durante as Olimpíadas no DF.

 

Segundo Alan Ferreira, a retomada do comitê é fundamental para os trabalhadores, os empregadores e as políticas públicas de trabalho, emprego e geração de renda, tendo em vista a proximidade da assinatura do memorando de Entendimento entre a SETRAB/GDF e a OIT (Organização internacional do Trabalho).