Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/18 às 23h33 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Desemprego no DF reduziu quase 2 pontos percentuais em um ano

COMPARTILHAR

De fevereiro de 2017 até o mesmo mês deste ano, o desemprego no Distrito Federal diminuiu de 20% para 18,2% em relação à população economicamente ativa.

Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF, divulgada na manhã desta quarta-feira (28), pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). A pesquisa é uma parceria da Sedestmidh, Dieese e a própria Codeplan

Segundo o levantamento, a queda ocorreu devido a um aumento de número de postos de trabalho em maior intensidade do que a entrada de pessoas na população economicamente ativa.

Foram 37 mil vagas a mais no período, enquanto a força de trabalho elevou-se em 9 mil pessoas. Com isso, os desempregados reduziram em 28 mil em 12 meses.

Apesar da redução, o desemprego aumentou de janeiro para fevereiro de 2018. Isso porque, conforme a PED, a população economicamente ativa aumentou em 5 mil pessoas no período, e o número de postos de trabalho diminuiu em 3 mil.

Com isso, surgiram mais 8 mil desempregados — passaram de 286 mil para 294 mil.

“Mesmo com o aumento da taxa de desemprego em relação a janeiro, precisamos ressaltar que desde o ano passado essas taxas vêm caindo, o que é um bom sinal”, destacou José Eduardo Corrêa, subsecretário de atendimento ao trabalhador e empregador.

Por: Ascom com informações da Agência Brasília