Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/19 às 11h21 - Atualizado em 11/07/19 às 11h21

Circuito ECOSOL

COMPARTILHAR

Desde agosto de 2015, é firmada a parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho – SETRAB para a realização mensal das feiras do Circuito Ecosol/DF. Neste mês de julho de 2019, ocorrerá sua 20ª edição, que reunirá dez empreendimentos e duas Redes de Economia Solidária do Distrito Federal, com produtos do artesanato e da agricultura familiar. O Circuito Ecosol acontece no Centro Público de Economia Popular e Solidária – CEPES.

 

 

 

O CEPES funciona durante o horário comercial, no setor comercial norte, quadra 01, local da antiga agência do trabalhador. É um espaço público cuja gestão é compartilhada entre o FESDFE e a Secretaria do Trabalho. Propõe-se ao fomento da Economia Solidária, do cooperativismo solidário e do associativismo como alternativas para o desenvolvimento sustentável local e para a geração de trabalho e renda. No CEPES, funciona a Secretaria Executiva do FESDFE, onde se encontram ainda: mostra permanente de produtos; feiras mensais; formações; espaço para reuniões; acesso à internet para os empreendimentos econômicos solidários; orientação sobre finanças solidárias; promoção do comércio justo e solidário e consumo responsável.

 

 

 

O público também poderá conhecer no CEPES a diversidade da economia solidária, que reúne: iniciativas de projetos produtivos coletivos; cooperativas populares; cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis; redes de produção, comercialização e consumo; empreendimentos financeiros (banco comunitário e fundos solidários) voltados para empreendimentos populares solidários; empresas autogestionárias; cooperativas de agricultura familiar e agroecologia; cooperativas de prestação de serviços entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover preservação ambiental e exercício da cidadania.

 

 

 

Outra frente de trabalho do FESDFE é o Circuito Ecosol – Formações, que está com as inscrições abertas para formação de turmas com as seguintes oficinas:

 

I.             O que é Ecosol;

 

II.            Fundo Rotativo Solidário; e

 

III.          Grupos de Consumo Consciente.

 

 

 

Quem se interessar pode acessar o link: https://goo.gl/forms/qJLQkFmjEy5mQbkA3, informando o seu curso de interesse. Quando surgirem novas turmas, o FESDE as divulgará.

 

 

 

Interessados em participar dos espaços de comercialização podem buscar informações no CEPES durante a feira.

 

 

 

Por fim, as reuniões do Grupo de Trabalho de Comercialização Solidária acontecem mensalmente, sempre na última terça de cada mês, às 14hs. Nesta ocasião, são comercializados produtos daqueles que produzem diretamente e, de preferência, daqueles que estejam organizados coletivamente.

 

 

 

Calendário de 2019 do Circuito Ecosol:

 

JUL – 04 e 05 / 11 e 12

 

AGO – 08 e 09 / 15 e 16

 

SET – 05 e 06 / 12 e 13

 

OUT – 10 e 11 / 17 e 18

 

NOV – 07 e 08 / 14 e 15

 

DEZ – 10 a 13 / 17 a 20