Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/18 às 17h33 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Centro Público de Economia Solidária recebe feira de artesanato

COMPARTILHAR

O Circuito Ecosol Feira aterrissa no Centro Público de Economia Solidária (CPES), ao lado do Conjunto Nacional, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), das 9h às 18h, com cerca de dez empreendimentos baseados na Economia Solidária. Os artesãos irão expor seus produtos que variam desde colares e bijuterias a produtos recicláveis e da agricultura familiar. A entrada é gratuita e aberta ao público.

 

Essa é a 5° edição do ano de 2018 do Circuito Ecosol Feira no CPES. Nos dias 19 e 20 de abril, o Centro sedia mais uma vez a feira. Até o final do ano, estão previstas outras 20 exposições no local, sempre de 15 em 15 dias.

 

O Circuito Ecosol conta com artesãs inscritas no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários e Comércio Justo (Cadsol).O evento é organizado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo de Brasilia e pelo Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno.

 

Como participar

Para expor seus produtos no Circuito Ecosol Feira é necessário ter reconhecimento do selo empreendedor de Economia Solidária. No DF existem cerca de 280 pessoas inscritas no Cadsol. Para informações de como obter o selo, vá ao Centro e fique por dentro de todas as novidades do setor.

 

O que é o Centro

O Centro Popular foi inaugurado em agosto de 2017. Desde então, recebeu mais de 800 pessoas e protagonizou sete feiras e oito Circuitos EcoSol, dos quais já participaram 70 empreendimentos solidários do DF e Entorno. O local abriga exposições, o Conselho Distrital de Economia Solidária,  realiza a inscrição no Cadsol e atividades do Fórum, fornece informações sobre o programa de geração de renda PROSPERA.

 

O que é a economia solidária

A Economia solidária é uma forma de comercialização baseada em democracia e cooperação. Para ter um empreendimento baseado na economia solidária é necessário não existir hierarquia entre os trabalhadores e patrões. Todos envolvidos no projeto deverão obter o mesmo lucro e terem o mesmo gasto para manter o empreendimento.

Outro quesito importante para fazer parte da EcoSol é que a produção não pode afetar o meio ambiente, usar substâncias transgênicas e/ou beneficiar grandes empresas.

 

ENDEREÇO DO CENTRO DE ECONOMIA POPULAR: SETOR COMERCIAL NORTE, QUADRA 1, ASA NORTE, AO LADO DO CONJUNTO NACIONAL, ANTIGA AGÊNCIA DO TRABALHADOR

 

VEJA CALENDÁRIO DE EVENTOS

 

Agenda 2018 – ECOSOL

 

 

Por Camila Piacesi