Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/20 às 9h08 - Atualizado em 27/11/20 às 14h29

ENCERRADO O CADASTRAMENTO DE LAVADORES E GUARDADORES DE VEÍCULOS DO DF

COMPARTILHAR

 

 

 

 

A Secretaria de Trabalho do Distrito Federal encerrou, nesta sexta-feira, 26/11, o cadastramento dos guardadores e lavadores de veículos que atuam na cidade. A iniciativa atende a Lei 6.668 de 2020, que prevê a organização da categoria.

 

Com o cadastramento, a Setrab visa mapear as ações que podem ser realizadas no sentido de reinserir os trabalhadores no mercado de trabalho, ofertando, para isso, os cursos de qualificação e requalificação, acesso aos programas de microcrédito e capacitação.

 

O cadastramento dos Guardadores e/ou Lavadores de Carros visa implementar e operacionalizar políticas públicas de emprego, geração de renda, empreendedorismo e qualificação profissional. As informações coletadas terão como finalidade única e exclusiva subsidiar os órgãos do GDF a implementar as ações de incentivo ao exercício de atividades econômicas e produtivas:

Plano de desenvolvimento social, para viabilizar a inclusão social e produtiva, bem como a viabilização de formas de participação, ocupação e convívio dos Guardadores e/ou Lavadores de Carros na sociedade.

Plano de educação, com ações destinadas a elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores e melhorar as suas condições de trabalho.

Plano de capacitação e treinamento, com incentivo a práticas sustentáveis para o desempenho de suas atividades, inclusive mediante fomento a linhas de crédito.

Plano de inclusão no mercado de trabalho, em atividades alternativas, por meio de estímulo à participação em programas profissionalizantes.