Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/01/15 às 16h26 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Assessoria de Planejamento apresenta caderno sintético

COMPARTILHAR

 

O conceito tradicional de Planejamento Estratégico refere-se à melhor forma de integração de uma instituição pública ou privada com o ambiente em que essa Instituição está inserida e seu âmbito de atuação.

No contexto das políticas públicas o Planejamento Estratégico é parte de uma declaração situada e posicionada dos Governos sobre o enfrentamento de situações altamente complexas, que envolvem intrinsecamente as sínteses contraditórias das diferentes construções políticas que se manifestam na sociedade.

Nesse contexto, a Assessoria de Planejamento e Projetos Especiais – ASPLAN, apresenta o Caderno Sintético de Planejamento da Secretaria de Trabalho e do Empreendedorismo – SETRABE que tem por referência o Planejamento Estratégico Institucional – PEI/SETRABE e a proposta de Programa de Governo do Governador.

Os compromissos do planejamento estratégico da Secretaria de Trabalho e do Empreendedorismo são: arquitetar a estrutura organizacional e funcional da secretaria, definir os planos e ações estratégicas e operacionais, buscar garantir a eficiência do órgão, aperfeiçoar a gestão financeira, alcançar a satisfação da sociedade, fortalecer o sistema e os serviços públicos de emprego, atender as demandas sociais na realização das políticas públicas de emprego, trabalho, empreendedorismo e renda, de forma inovadora, eficiente e eficaz, com vistas a contribuir para: o crescimento econômico e social do Distrito Federal, a elevação do nível de renda e à manutenção dos empregos da população do DF, no que couber a Pasta. Este Caderno demonstra, de forma sintética, as estratégias e ações de Estado e de Governo com atuação sobre os 6 marcos estratégicos em 6 perspectivas, conforme a matriz de marcos estratégicos, que será apresentado no decorrer deste documento.

Perspectiva: Organização / Assistência

Marco Estratégico: Integralidade

Propicia que a organização e engenharia do Sistema e dos Serviços de trabalho, emprego e renda sejam ofertadas de forma mais integral possível, atendendo os cidadãos em tudo o que representa suas necessidades. Faz parte da integralidade, a transversalidade de ações com as demais políticas sociais de governo.

Perspectiva: Cliente Beneficiário

Marco Estratégico: Fortalecimento das Ações para Sociedade

Visa o desenvolvimento e fortalecimento das ações voltadas para o trabalhador e empregado por meio das estruturas organizacionais da Secretaria de Estado de Trabalho, com foco nos  resultados e na inserção dos cidadãos no mundo do trabalho de forma, na intermediação de  mão-de-obra, no seguro desemprego, na qualificação profissional, no artesanato, no empreendedorismo, no microcrédito orientado, e demais ações diretamente ofertadas ao público alvo da Secretaria.

Perspectiva: Sociedade

Marco Estratégico: Satisfação

Desenvolve ações para suprir as expectativas dos clientes, no que tange a qualidade dos serviços prestados, considerando o controle social e a satisfação dos cidadãos, para garantir um atendimento de excelência, onde o objetivo final é o aperfeiçoamento e o aumento da capacidade de oferecer serviços de qualidade e de promover processos de mudança social.

Perspectiva: Servidor

Marco Estratégico: Aprendizagem e Crescimento

Consiste em investir na melhoria dos sistemas de informação e no alinhamento de  procedimentos e rotinas da Pasta, por meio da educação continuada, reciclagem e  requalificação, análise de competências, meritocracia e valorização de seus colaboradores.

Qualidade de vida e o cuidado com o servidor, é objetivo desta estratégia.

Perspectiva: Processos Internos

Marco Estratégico: Modernização

Caderno Sintético do Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Trabalho e do Empreendedorismo Modernizar a gestão administrativa, tecnológica e comunicacional da Setrabe, visando alcançar níveis de maturidade de gestão de alto nível, com conceitos da governança