Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/16 às 18h57 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Alunos do Qualifica + Brasília participam de palestra sobre o mercado de trabalho

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira (14), cerca de 30 ex-alunos dos cursos do Portal de Qualificação Profissional, do Programa Qualifica Mais Brasília, deram mais um passo na busca por emprego. Eles participaram e foram certificados em uma palestra de recolocação no mercado de trabalho, ministrada por gestores da Secretaria Adjunta do Trabalho e, logo após, encaminhados para o processo seletivo de vagas disponíveis de emprego.

A ex-aluna do curso de administração, Maria de Nazaré Santos Reis, desempregada a seis meses, e que pretende ser servidora pública, aprovou o Programa Qualifica Mais Brasília. “Diferente de muitos outros cursos é que esse é bem compactado e não traz sobrecarga para quem estuda ou trabalha. E, ainda assim, abrange os pontos mais importantes, que mais são colocados em prática nas empresas”, destacou Nazaré.

 Para o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, a gratidão dos alunos é o resultado da eficácia do planejamento da equipe de qualificação. “Por ter sido construído em sintonia com o setor produtivo, os cursos foram pensados nos seguimentos do mercado de trabalho que mais empregam e mais oferecem postos de trabalho. A efetividade pode se dar nisso, com a interlocução do trabalhador com o empregador”.

 O professor Gerson Júnior, Coordenador de Qualificação Profissional entende que o diferencial está na metodologia aplicada. “Nesse novo entendimento do governo, não basta qualificar por qualificar, nosso curso, por exemplo, ajuda a delinear a carreira, fortalecendo o profissional, preparando-o para a concorrência de mercado e, por fim, encaminhando o trabalhador para a vaga direcionada”, esclarece Gerson.

O Portal é um ambiente virtual de aprendizagem que disponibiliza gratuitamente 21 cursos de qualificação profissional para quem pretende aprender uma nova profissão, deseja atualizar seus conhecimentos ou empreender e alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

Os interessados devem preencher um formulário com dados pessoais, como endereço, telefone e e-mail. O sistema produz uma senha que dá acesso às aulas e às apostilas. Caso o estudante já tenha cadastro, precisará apenas inserir o número do CPF e a senha escolhida.

Os cursos no site estão divididos em três categorias: aprenda uma profissão, atualize seus conhecimentos e seja um empreendedor.Ao fim das aulas, é emitido um certificado da Secretaria do Trabalho.

Os cursos podem durar de 40 a 160 horas e o próprio aluno monta a rotina de estudos. As orientações sobre metodologia de ensino, cronograma, certificado de conclusão e matrículas em novas modalidades são ensinadas num tutorial virtual.