Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/02/21 às 17h47 - Atualizado em 14/04/21 às 12h52

Qualificação Profissional

COMPARTILHAR

Diariamente as 15 Agência do Trabalhador ofertam em torno de 300 oportunidades de emprego, mas essas vagas, muitas vezes, não são preenchidas em sua totalidade por falta de profissional especializado. Em outros casos, alguns trabalhadores têm experiência profissional em áreas que não atendem à demanda de mercado ou que já estão obsoletas. Como forma de amenizar a situação, a Secretaria de Trabalho tem buscado criar cursos que qualificam de acordo com a necessidade do mercado de trabalho em geral.

E nesta quarta-feira, 23/02, no Salão Branco do Palácio do Buriti, aconteceu a cerimônia de formatura de 4.247 alunos do Programa de Qualificação Profissional Partiu Futuro, onde, por causa da pandemia, seguindo os protocolos de segurança da saúde, foram entregues os certificados para 20 formandos, representando todos os demais.

 

Em seu discurso, o secretário de Trabalho, Thales Mendes, falou da importância do curso. “Esse certificado abrirá portas para o mundo do trabalho, tanto é que 20 alunos já estão em processo de contratação e mais 60 em intermediação direta”, informou o secretário.

“São quatro mil jovens que se tornam protagonistas das suas próprias vidas, com oportunidade de mudar a vida, ainda, de quatro mil famílias. Isso é muito gratificante”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. O projeto, que teve início em sua pasta, contou, no último período de inscrição, com mais de 12 mil interessados. “Governo não gera renda, não gera dinheiro. O que gera renda para a nossa cidade é o trabalho, a mão de obra qualificada”, frisou Mayara.

 

Entre os já empregados está Júlia Andrade, que foi contemplada com emprego de auxiliar administrativa e assinou o contrato de trabalho na cerimônia de certificação. “Passei quase dois anos desempregada, estava totalmente fora do mercado de trabalho, fiz o curso do Partiu Futuro e, agora, já estou vendo o resultado”. “Achei maravilhoso. O curso me proporcionou conhecimento não apenas teórico, mas, também, prático e hoje me sinto muito preparada para encarar meu novo desafio”, contou Júlia.

“Encontrar pessoas capacitadas é muito importante para uma empresa. Evitamos perda de tempo para ensinar o serviço, perda de dinheiro com contratações incertas e ainda ganhamos com pessoas que chegam com ideias novas para a empresa. É muito valoroso”, explica o empresário Ricardo Ribas, dono de uma autoescola com mais de 30 anos no mercado de Brasília, e contratante da Júlia.

 

O deputado Distrital, Robério Negreiro, autor da emenda parlamentar que custeou os cursos enfatizou a importância da qualificação. “ A profissionalização do trabalhador é o único meio plausível para inserção de pessoas no mercado de trabalho. Além do que, traz conhecimento e conhecimento nunca é demais”.

O vice-governador Paco Britto, que presidiu a solenidade de entrega dos diplomas, lembrou que, mesmo durante a pandemia, o GDF não parou e que, além da preocupação com a saúde do cidadão, se mostrou atento às necessidades da capital em relação à economia e desenvolvimento. “O governador Ibaneis Rocha tem sabido conduzir a cidade e a equipe do governo da melhor forma neste momento e isso mostra o cuidado que ele tem com a população do DF”, disse.

Thales Mendes fez questão de agradecer ao governador do Distrito Federal. “Mas tudo isso só foi possível porque todo o nosso trabalho é amparado na percepção do nosso Governador Ibaneis Rocha, que se sensibilizou com os projetos da Secretaria de Trabalho e acreditou em toda nossa equipe”.

 

Veja a prestação de contas do Programa Partiu Futuro:

 

PARTIU FUTURO

 

PROGRAMA PARTIU FUTURO

 

Dados do Programa:

Quantidade de Formandos: 4.247

Cursos Ofertados:

Aplicativos Móveis para Android

Assistente Administrativo

Atendente de Consultório Médico e Dentário

Auxiliar de Contabilidade

Maquiagem e Designer de Sobrancelha

Mecânica de Automóveis

Web Designer

 

Unidades:

Asa Norte

Asa Sul

Gama

Sobradinho

Taguatinga

 

Duração do Curso: 30 de novembro de 2020 a 28 de janeiro de 2021

Carga Horária: 200h

 

Benefícios: Material didático (2 camisetas, caderno, caneta, apostila de módulo geral e especifico), passe estudantil e lanche, além disso é disponibilizado todo material prático como: laboratório com computadores e notebooks, maquiagens, ferramentas para aula de mecânica e carro.

Foram realizados aos sábados Workshops com temas referentes ao atual formato do mercado de trabalho.

Aulas interativas, dinâmicas e visitas técnicas.

Ao final do curso todas as 101 turmas realizaram uma apresentação dos trabalhos de conclusão

Leia também...